Projetos e Ações

#1 FORÇA COMUNITÁRIA - Reconstrução da encosta do córrego Barão de Mauá

A cada chuva forte os moradores das proximidades do córrego Barão de Mauá sofriam com a água que invadia as casas já que há tempos a situação de sua encosta era precária que chegava a invadir a rua.

 

Então, através de uma iniciativa juntamente a população da região, realizamos, entre novembro de 2016 e janeiro de 2017, a construção ecológica do córrego, que está localizado no bairro Jardim Sinob.

O trabalho de reconstrução da encosta, feito durante três meses, serviu para que a água pudesse correr novamente sem prejudicar ninguém.

“Diziam que não era possível resolver esse problema, mas com muito empenho, força colaborativa e determinação, realizamos uma obra com dimensões das ações do poder público municipal. “

# 2 SOLICITAÇÃO DO ASFALTO – Asfalto novo para Rua Dois no Vila Cápua e Jardim São José

Depois de mais de 40 anos de espera, finalmente a Rua Dois, localizada no Vila Cápua e Jardim São José foi pavimentada, ação essa que aconteceu no dia 16 de janeiro de 2019.

 

O trabalho foi realizado pela Prefeitura Municipal e contou com a organização e acompanhamento da comissão dos moradores do bairro, representada pelo Prof Agnaldo Vidali.

 

 

Foram 18 meses de diálogos, protocolos e solicitações para mais essa conquista que beneficiou mais de 152 famílias e trouxe revitalização para o bairro

#3 SANEAMENTO BÁSICO – Acionamento serviço sabesp - Rua Francisco Motta - 2018

No dia 28 de dezembro de 2018 foi realizada a manutenção do esgoto na Rua Francisco Mota, no bairro Vila Cápua, que estava com a tubulação entupida devido às fortes chuvas, o que gerou, além da lama e do mau cheiro, risco de queda para as pessoas que costumavam circular por lá.

 

Um caminhão da empresa responsável pelo tratamento do esgoto fez o desentupimento e drenagem dos canos e a limpeza da rua após a abertura de um protocolo de solicitação de serviço realizado dias antes.

 

Dessa forma, com pequenas ações como essa, garantimos mais saúde e conforto para as pessoas, conseguimos assim, também, preservar nossos direitos básicos, como saneamento e ao mesmo tempo cuidamos da nossa cidade.

#4 MEIO AMBIENTE – Estudo do córrego Tapera Grande

O córrego que corta nossa cidade, conhecido como Tapera Grande, foi objeto de estudo em uma visita realizada pelos professores de engenharia da Universidade Mackenzie, Giansante e Shindi que realizaram uma vistoria em Francisco Morato no dia 15 de janeiro de 2019. Eles, juntamente com o advogado e ex-secretário de meio ambiente de caieiras, Bonfilio e o ambientalista, Gilmar Altamirano, analisaram a bacia nas proximidades do bairro Parque Belém com o intuito de criar um caminho para diminuir o impacto das enchentes e fazer com que a grande quantidade de esgoto que é lançada dentro do córrego diminuísse, além de trazer um recurso do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) que é um órgão financiador da diminuição de impactos ambientais. “Foi um compromisso que proporciona uma reflexão sobre a questão hídrica da cidade e fortalece essa caminhada.”

#5 RECAPEAMENTO – Encontro entre as ruas Pedro de Toledo e Vinte e Cinco de Janeiro

Quando chovia muito no encontro entre as ruas Pedro de Toledo e Vinte e Cinco de Janeiro, no bairro Jardim Alexandra, a lama deixava o caminho escorregadio e quase intransitável, situação essa observada desde meados de 2004, onde realizamos uma primeira manutenção.

Como o problema persistia, no dia 20 de janeiro de 2019, fizemos, junto aos moradores da região, o trabalho de recapeamento da via, desta vez utilizando bloquetes que a deixaram mais segura para o transito de veículos e pessoas.

“Os desafios são superados com a força da comunidade”.

#6 PAZ – Evento Educacional pela paz e união de todos os povos

Este evento teve como objetivo a valorização e respeito entre todos os povos. O principal objetivo, como sempre, é buscar o valor humano e autoestima, promovendo a paz e união entre todos. Aconteceu na ETEC Francisco Morato no ano de 2018.

#7 TAPA BURACO – Melhoria na Rua Epitácio Pessoa

Devido ao desgaste causado pela grande circulação de veículos e pedestres muitas ruas de nossa cidade estão repletas de buracos, uma delas é a Epitácio Pessoa, localizada no Jardim Nova Belém.

 Vendo a situação da via decidimos, mais uma vez com a ajuda dos moradores da região, fechar essas aberturas na rua que já incomodavam há mais de seis meses, em ação que aconteceu no dia 29 de julho de 2018.

Para esse trabalho decidimos utilizar concreto, que, apesar de não ser tão adequado quanto o asfalto, consegue ajudar a evitar acidentes e danos aos carros que passam por lá diariamente.

“Desafios são superados com a determinação e empenho dos que sonham com uma cidade melhor.”

#8 OFICINA COM RECICLÁVEIS - Aprendendo a fazer lixeiras

Muitos bairros de nossa cidade possuem lixeiras comunitárias que, apesar de úteis, acabam trazendo mau cheiro, sujeira e atraindo roedores.

Pensando nisso, realizamos, no dia 11 de fevereiro de 2018, uma oficina gratuita de produção de lixeiras individuais feitas com material reciclável, ministrada pelo funileiro Januário, mais conhecido como “baixinho”, em seu espaço de trabalho que fica no bairro Jardim Églen.

 Ao todo seis pessoas participaram e puderam aprender como fazer lixeiras de baixo custo para organizar melhor o lixo. Vendo a situação da via decidimos, mais uma vez com a ajuda dos moradores da região, fechar essas aberturas na rua que já incomodavam há mais de seis meses, em ação que aconteceu no dia 29 de julho de 2018.

Para esse trabalho decidimos utilizar concreto, que, apesar de não ser tão adequado quanto o asfalto, consegue ajudar a evitar acidentes e danos aos carros que passam por lá diariamente.

#9 RECAPEAMENTO - Melhoria da Travessa Vinte e Cinco de Janeiro

Nossa cidade possui diversas travessas que muitas vezes acabam servindo de lugar de despejo de entulho, lixo e outros dejetos o que impede a circulação de pessoas.

No bairro Jardim São José existe a Travessa Vinte e Cinco de Janeiro que passa por essa mesma situação.

Então, no dia 19 de dezembro de 2017, decidimos, junto à comunidade, iniciar o processo de melhoria dessa passagem, colocando pavimento de concreto em uma parte estratégia para auxiliar na circulação de quem a utiliza.

Como o material para o trabalho foi fruto de doação, não foi possível fazer o trajeto inteiro, mas continuamos na busca por recursos e esperamos concluir esse importante trabalho até o final de 2020, sempre contando com a ajuda de todos do bairro.

“Há desafios que persistem, mas que aos poucos são vencidos”.

#10 – HISTÓRIA DA CIDADE - Lançamento do Livro da História de Francisco Morato - 2019

É sempre uma grande honra falar sobre Francisco Morato. Realizar a publicação deste livro em nome de nossa cidade é uma alegria que não pode ser medida. A publicação contou com o apoio de muitas famílias e voluntários. Na oportunidade do lançamento fomos entrevistados pelo Jornal Folha de São Paulo. Com o título – “Francisco Morato muito além da cidade-dormitório” eu pude evidenciar porque nossa cidade é tão especial.

#11 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Dia de ação Ambiental CataTreco na Paróquia São Vicente de Paulo

No dia 06 de Setembro de 2020 foi realizado um evento inédito na cidade. Foi o dia da conscientização Ambiental. Através de uma parceria muito especial, Equipe do Prof. Agnaldo Vidali, Padre Willian e a Paróquia São Vicente de Paulo realizaram um dia de coleta de eletrônicos, livros e óleo de cozinha. Foi um evento muito especial para a questão ambiental na cidade. 

#12 INICIATIVA À COMUNIDADE - Curso de Operador de Máquina

“Como representante comunitário preciso estar sempre preparado para realizar diversas tarefas. Com essa ideia em mente, decidi participar de um curso de Operador de Máquina, no dia 3 de dezembro de 2017, em Jundiaí, dos quais aprendi a manusear equipamentos como tratores, escavadeiras, entre outros. Tenho plena certeza e ciência que com mais essa capacitação poderei contribuir ainda mais para a melhoria da cidade diante do tão importante trabalho voluntário.”

#13 MELHORIA – Solicitação de Reparo da Cratera na Rua Vinte e Cinco de Janeiro

“Foram 12 anos de sofrimento com a cratera que estava consumindo a rua Vinte e Cinco de Janeiro, no Jardim São José. Vendo a situação decidi tomar a frente e juntamente aos moradores e voluntários do bairro buscamos resolver mais essa questão que tanto atrapalha a comunidade. Agora, após a administração iniciar o trabalho de reparo, a situação é bem diferente pois houve melhoria e os pedestres e carros já podem circular com mais segurança e qualidade. ”

#14 REVITALIZAÇ O – Organização do Córrego da Rua Gov. Pedro de Toledo

O Córrego da Rua Governador Pedro de Toledo, no bairro Jardim Églen, há tempos causava transtorno aos moradores. Não bastasse o mau cheiro, quando chovia a água ainda invadia diversas casas o que trazia enormes riscos.

Vendo o problema da região eu e os voluntários da Associação de Moradores decidimos realizar uma grande transformação no bairro.

Foram 14 semanas de trabalho e o resultado transformador, agora a água pode correr livre e os moradores se orgulhar por um espaço revitalizado e mais seguro. 

“Atitudes que geram mudança. É liderança pelo exemplo em busca de melhorias. ”

#15 AÇÃO COMUNITÁRIA – Festa do Dia das Crianças

O dia das crianças de 2017 foi diferente para os moradores do bairro Jardim São José.

Na data o emprenho e esforço dos voluntários da associação da vila, que estava desativada desde 2011, trouxe a população uma comemoração especial.

Brinquedos foram distribuídos, sorteios realizados, tudo isso regado a muita dança e brincadeira onde adultos e crianças puderam participar e se divertir. 

“Buscamos proporcionar um dia de esperança e alegria para as crianças, o que acabou chegando a todas as famílias que moram no bairro.”

#16 CULTURA E PAZ – Dia da Consciência Negra

O dia da consciência negra é sempre uma data importante para a memória e o respeito à diversidade do Brasil.

Em referência há esse dia, realizamos, em 14 de novembro de 2017, um encontro na escola Bueno de Azevedo Filho, no bairro Jardim São José, para discutir a valorização cultural do povo brasileiro e ações educacionais para a aplicação da lei 11645/08 que fala sobre a obrigatoriedade do ensino de história indígena e africana nas escolas.

Conversamos também sobre tolerância religiosa com a participação da Carmen, mais conhecida como Dona Carminha.

#17 LUZ – Solicitação e iluminação pública para Travessa da Rua Floriano Peixoto

Em 30 de Julho de 2019 foi protocolada uma solicitação de iluminação para a Travessa da Rua Marechal Floriano Peixoto, no Jardim Nova Belém. 

Foi detectado que seria necessário colocar hastes para suporte das lâmpadas. 

Após o encaminhamento do pedido a prefeitura, realizamos o acompanhamento do trabalho.

“Estive presente nas ações o tempo todo junto com o apoio dos moradores. ”

#18 MOBILIDADE URBANA – Construção de Acesso a Rodovia dos Bandeirantes

A locomoção das pessoas e veículos dentro da área urbana deve estar sempre na pauta de melhoria dos acessos e da circulação para que tudo possa funcionar.

Dentro desse cenário foi realizado um debate na Faculdade de Caieiras, no dia 9 de novembro de 2017, onde foram discutidas questões sobre mobilidade urbana focada no contexto regional e teve como pauta principal a construção de um acesso para a Rodovia dos Bandeirantes com interligação a Rodovia Tancredo de Almeida Neves, que ficaria na proximidade com a cidade de Caieiras.

Atualmente o tempo de acesso é muito grande, e, com a criação dessa nova via, esse percurso será reduzido, juntamente com a poluição e os congestionamentos.

Na palestra participaram representantes da EMPLASA, atualmente extinta, mas que era responsável pelo planejamento e estudos de melhorias territoriais de São Paulo.

#19 INCLUSÃO – Caminhada em prol das pessoas com deficiência

Uma caminhada pela inclusão de pessoas com deficiência foi realizada com a parceria de alunos, professores e gestores da Faculdade Freire de Francisco Morato, que andaram, aproximadamente, três quilômetros pelas ruas do centro da cidade, no dia 19 de maio de 2018.

Ações como essa tem o objetivo de despertar um olhar mais sensível da nossa cidade em prol das pessoas com deficiência pela igualdade e respeito.

“Uma cidade justa acolhe todos.”

#20 TAPA BURACO - Asfalto ecológico em Operação Comunitária

“Zelar pelo bem comum é responsabilidade de todos. Por mais de dois anos a Rua Vinte e Cinco de Janeiro, no Jardim São José, necessitou de reparos. Com pensamento empreendedor e auxílio de voluntários que adquirimos asfalto ecológico e realizamos um grande trabalho tapando os buracos da rua. Essa é uma prova de que dedicação e força de vontade pelo bem comum supera grandes desafios. ”

#21 MOBILIDADE URBANA – Discussão para melhoria regional

No dia 22 de setembro de 2017 participamos de uma discussão sobre mobilidade urbana que teve como foco um olhar regional para a melhoria dos espaços públicos.

Esse encontro foi promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na Comissão Especial de Políticas Públicas e realizado em Franco da Rocha na subseção da OAB.

 A reunião trouxe para o contexto urbano assuntos que devem ser tratados dentro do tema como interligação regional, melhorias na qualidade do transporte, entre outros.

“Esses debates melhoram a vida das pessoas e facilita a integração dos moradores.”

#22 ATITUDE – Cooperativas de Reciclagem

Em Santa Cruz da Conceição, no interior de São Paulo, funciona uma importante cooperativa de reciclagem que serve de exemplo de trabalho e cuidado.

No mês de junho de 2020 eu, professor Agnaldo Vidali, realizei uma visita no local onde é realizada a coleta seletiva e onde pude aprender e coletar informações sobre como implantar uma em nossa cidade.

Com ela conseguiremos transformar o lixo em geração de emprego e renda para nosso município, além de cuidar do meio ambiente.

#23 LIMPEZA – Retirada de resíduos e lixo no Jardim Professor Francisco Morato

Em uma das ruas do bairro Jardim Professor Francisco Morato o lixo e outros dejetos despejados indevidamente estavam formando uma pilha grande e atrapalhavam os moradores.

Vendo a necessidade de uma melhoria, realizamos, no dia 29 de julho de 2017, um mutirão para a limpeza e retira de todos os resíduos que estavam lá e acabavam impedindo a circulação pela calçada e criavam uma sensação de abandono.

Com a ajuda dos moradores o lugar ficou mais limpo e agradável.

“O gesto de amor pelos espaços público se materializa através de práticas e atitudes sustentáveis.”

#24 APRENDIZADO – Visita a cooperativa de reciclagem

No dia 21 de julho de 2017 fizemos uma visita à cooperativa de reciclagem em Várzea Paulista.

Nesse lugar aprendemos um pouco mais sobre como funciona um espaço de reciclagem e geração de renda e percebemos a importância de iniciativas como essa e vimos que é possível, aos poucos, criar locais como esse em nossa cidade.

 “Ser empreendedor é buscar o constante aprendizado com aqueles que fazem acontecer.”

#25 TRANSPORTE - Mobilização pela Integração CPTM

“Já em 2016 buscava a integração com a CPTM e conclusão da Estação. Entendemos que isso se faz com o coletivo. Reunimos mais de 11.000 assinaturas a favor desse objetivo. Parece uma ação pequena, mas isso significa atitude diante de um desafio. Ainda precisamos agir por este benefício e não vamos desistir! ” 

#26 TAPA BURACO – Rua Barão de Mauá

A situação da Rua Barão de Mauá, no Jardim Sinobi, não era das melhores já que ela estava com muitos buracos que causavam risco aos carros e aos pedestres.

Observando essa situação decidimos, no dia 23 de fevereiro de 2010, realizar um mutirão para fechar essas aberturas e contamos com a doação de material e ajuda dos moradores da região.

Apesar de ter sido utilizado o concreto no lugar do piche, a via ficou melhor transitável e os riscos de acidentes e danos aos veículos diminuiu.

“Quando a cidade conta com lideranças motivadas não há desafios que permaneçam.”

#27 RECICLAGEM – Criação de um centro de coleta seletiva na cidade

Dia 8 de agosto de 2017 realizamos um trabalho de mobilização, visita e estudo da ativação do galpão de reciclagem, localizado no Jardim Magalhães, em Francisco Morato, dos quais buscamos parcerias entre poder público e sociedade civil na realização de mais esse objetivo.

Essa vontade e determinação de criar um centro de reciclagem na cidade continuam e estamos emprenhados em conseguir para que a cidade tenha mais essa conquista.

“Não é de hoje que a vocação por uma cidade sustentável tem sido uma prática de minha jornada como cidadão moratense.”

#28 ECOPONTO – Um grande passo a caminho da sustentabilidade

Fomos conhecer e aprender como funciona o espaço de um ECOPONTO administrado pelo poder público de Várzea Paulista no dia 7 de julho de 2017.

Na ocasião tentamos aprender detalhes para a implantação em Francisco Morato.

“Mais tarde esse conhecimento se transformou em ação na criação do ECOPONTO de nossa cidade.

#29 1º ECOPONTO da Cidade – O DNA das Cooperativas já funciona na cidade

O 1ºEcoponto (Ponto da Ecologia) significa Geração de Renda, Educação Ambiental e Solidariedade. Em Fevereiro de 2019 foi fundado um Posto de Coleta com valores solidários. Todo material de reciclagem arrecado transforma em apoio social e educacional. É um projeto liderado pelo prof. Agnaldo Vidali. Já tem dados grandes resultados e tem sido um grande referencial em toda a região.

Na ocasião tentamos aprender detalhes para a implantação em Francisco Morato.

“Mais tarde esse conhecimento se transformou em ação na criação do ECOPONTO de nossa cidade.

#30 RECAPEAMENTO – Terceiro mutirão na Rua Barão de Mauá

Mais uma vez a Rua Barão de Mauá, no Jardim Sinobi, recebeu uma operação comunitária de tapa buraco.

O Terceiro mutirão aconteceu no dia 25 de junho de 2017 e contou com a ajuda de todos que contribuíram com trabalho e doação de material.

A rua que recebeu uma camada de concreto que, apesar de não substituir totalmente o piche, ajuda a evitar acidentes e danos aos veículos.

Assim conseguimos melhorar a circulação de carros e pessoas por lá.

 “Mais uma vez ficou evidente que a força colaborativa e a liderança positiva são a chave para uma cidade melhor.”

#31 – AÇÃO COMUNITÁRIA - Direito a calçada

Diante dos desafios e riscos para o acesso a ETEC Francisco Morato, enquanto moradores fizemos a mobilização a favor do bem-estar das pessoas.  Por isso em dezembro de 2019 realizamos a limpeza e pavimentação de calçada de área de acesso à ETEC Francisco Morato. Um mutirão a favor da segurança de moradores e todos os alunos desta escola.

#32 SAÚDE – Mobilização pelo dia da Saúde na Associação Amigos de Bairro

Cuidar da saúde é sempre muito importante, e quando há mutirão para os cuidados com a comunidade é melhor ainda.

 

Na tarde de 10 de novembro de 2019 foi realizado uma dessas ações no Jardim São José juntamente aos voluntários da Associação Amigos do Bairro que se mobilizaram em um momento de orientações por técnicos de enfermagem para ajudar a população local.

#33 EMPREENDEDORISMO – Economia Solidária Criação do Dispenser de Alcool Gel

Independente de crises ou desafios, o amor fraterno e cuidado pelas pessoas devem estar pautados em nossas ações. Como é bom estar num grande grupo de desenvolvimento regional. Com o apoio do Denis Fumagali participamos de uma capacitação especial para criação de dispenser de algo gel. Algo que quando repassado para a comunidade permitiu desenvolvimento social e econômico de muitas famílias. Resultado espetacular, chegou ser publicado na revista exame. 

 

https://exame.com/pme/economia-circular-gera-oportunidade-de-renda-para-informais-na-pandemia/

#34 CUIDADO COMUNITÁRIO – Limpeza de Travessa

Aprendemos muito cedo que uma ação vale mais que qualquer reclamação. Como testemunho do zelo que o Prof Agnaldo Vidali possui pela cidade, em suas horas de voluntariado sempre está desenvolvendo algo a favor do bem comum. Veja e comprove.

#35 - ZELO PELOS ESPAÇOS – Zeladoria final da Rua Imperatriz Leopoldina

Antigamente havia um acesso da Rua Imperatriz Leopoldina para a Rua Portugal (Rodovia Silvério Pinto). 

 

Geralmente era preciso fazer ações de zeladoria para que as crianças pudessem passar pela manhã e o orvalho não as molhasse. Por isso, a cada seis meses fazíamos a ação de zeladoria. Fazer parte desses voluntários é algo muito especial.

#36 COMUNIDADE – Organização da Comissão de Moradores de Bairro

No mês de abril de 2017 criamos uma organização comunitária dos moradores de bairro de Francisco Morato que foi a chave para trazer a confiança para a comunidade.

Esse modelo pode ser aplicado em muitos outros bairros da cidade e melhorar a vida de toda a população.

“Francisco Morato é uma cidade de pessoas batalhadoras e utilizando-se de protocolos, ATAs de reunião e registros tornam a população fortalecida e organizada. ”

#37 – SUSTENTABILIDADE – Plantio de Árvores para todas as gerações

Como forma de contribuir na preservação do meio ambiente eu, professor Agnaldo Vidali, realizo o plantio de árvores.

Desde de 2017 já foram mais de 23 mudas que se tornarão árvores para gerar sombra e linda arborização num futuro próximo.

#38 ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA – Zelo e cuidado pelo bairro

Manter e cuidar do bairro onde mora e, ao mesmo tempo, do entorno de onde se trabalha é mais que uma atitude de carinho.

Pensando nisso, em março de 2017, eu, Agnaldo Vidali, decidi alugar uma roçadeira para melhorar o acesso dos moradores da região em volta da ETEC de Francisco Morato, local onde trabalho e que fica no mesmo bairro onde resido, o que ajudou, também, a evitar que a área se tornasse um depósito de lixo a céu aberto.

#39 NOSSA CIDADE – Observações urbanas de Francisco Morato

Em março de 2018 eu, Agnaldo Vidali, em parceria com o Ambientalista Gilmar Altamirano, realizamos uma observação carinhosa e minuciosa dos espaços da cidade de Francisco Morato.

O intuito dessa pesquisa de campo foi produzir artigos acadêmicos que ajudem na valorização municipal e como serviu, também, como coleta de material para a conclusão do livro sobre a História de Morato.

#40 CONSCIÊNCIA – Comunidade Negra e Indígena pela união de todos os povos Morato

“Em 9 de setembro de 2018 ministrei algumas palestras na EE Editor José de Barros sobre as deliberações e Lei 11645/08, que tratam do Ensino de África e Cultura Indígena no Brasil. Esse foi um ato voluntário em nome da valorização de todos os povos em nossa cidade. ”

#41 APRENDIZADO – Oficina de lixeira individual para moradores de baixa renda

“Para ter uma cidade limpa, todos precisam agir e ter uma lixeira. Em agosto de 2019 foi realizada nova oficina para criar lixeiras. Quem disse que não? Dá sim, é só ter atitude e força de vontade. ”

#42 CONSCIÊNCIA – Mês da Consciência Negra na Escola Bueno de Azevedo

Mobilizar pela paz e união de todos os povos é um gesto cristão de amor e carinho. 

Estar na noite afro, evento que aconteceu na escola Bueno de Azevedo Filho, no bairro Jardim São José em 2018, juntamente a Dona Carminha, foi representar o povo e cidade e dessa forma buscar a autoestima, paz, motivação e respeito.

#43 CLAREZA – Iluminação pública é segurança para todos

Declaramos o fim da escuridão próximo a ETEC Francisco Morato. 

No dia 21 de março de 2018 realizamos um protocolo de solicitação de iluminação e diversas listas de apoio para a região. 

Depois de nove meses o pedido foi atendido e só então pudemos trabalhar para deixar o bairro mais iluminado e vivo.

#44 ZELADORIA - Limpeza de Área Pública

A zeladoria é um trabalho constante que depende de nossa observação e cuidado para com nossa cidade.

Por isso e, para dar o exemplo e motivar a limpeza, estive, juntamente aos voluntários do bairro Vila Cápua, em um mutirão de cuidado e zeladoria no dia 16 de dezembro de 2018. 

Lá retiramos os dejetos e o mato que se acumulavam, deixando tudo limpo e organizado.

#45 COMUNIDADE – Atendimento de Demandas do Bairro

No dia 4 de março de 2018 foi realizada uma reunião no bairro Jardim São José, onde diversas demandas como asfalto, limpeza, zeladoria, sustentabilidade, e outras, foram levantadas dos quais todos querem trabalhar para a melhoria.

 

“Como presidente da Associação amigos de bairro, eu, Prof Agnaldo Vidali, sempre busquei unir as pessoas em nome de sonhos e ideais. ”

#46 LIMPEZA E SUSTENTABILIDADE – Lixeira Comunitária a partir de Material Reciclável

“Uma cidade limpa é direito de todos. Por isso, os voluntários da Associação Comunitária dos moradores da região da ETEC de Francisco Morato, agiram, no dia 15 de abril de 2018, para criar uma solução especial. Construíram uma lixeira comunitária para evitar que o lixo ficasse na calçada provando riscos de inundação. ”

#47 MEIO AMBIENTE – 1ª Conferência do Meio Ambiente na ETEC Francisco Morato

Dia 26 de julho de 2018 foi realizada a primeira Conferência do Meio Ambiente na ETEC de Francisco Morato onde foram discutidos diversos assuntos como sustentabilidade, preservação, prevenção de enchentes, entre outros assuntos.

“Discutir o meio ambiente é encontrar soluções para o futuro e proteção da natureza. Evitar enchentes e ter uma cidade limpa. Pensando nisso, decidi organizar a 1ª Conferência do Meio Ambiente. ”

#48 LIMPEZA E CUIDADO – Zeladoria do entorno da Rua Tapajós

No dia 2 de setembro de 2017 o senhor Roberto Delmiro, que é corretor e residente na Rua Tapajós, no bairro Jardim Nova Belém a mais de quinze anos, viu a necessidade de cuidado e limpeza de sua rua, já que a vegetação estava invadindo a via a até atrapalhando a visibilidade.

Então, atendendo ao seu pedido e com sua ajuda, realizamos um pequeno mutirão dos quais limpamos e cuidamos do lugar que ficou mais organizado e agradável.

“Com ações como essa damos um maior sentido de valorização a nossa cidade.”

#49 TAPA BURACO - Mutirão da Rua Epitácio Pessoa

A Rua Epitácio Pessoa, no bairro Jardim nova Belém, esperava a mais de oito meses pelo reparo que havia sido solicitado.

Os buracos já causavam problemas e riscos para os carros e pessoas que lá circulavam.

Ao ver aquela situação sem solução, decidimos, no dia 6 de maio de 2018, realizar um mutirão para resolver o problema e trazer mais segurança e mobilidade para quem passa pela via.

#50 EMPREGO - Mobilização Educacional por Vagas de Estágio na Prefeitura para alunos da ETEC Francisco Morato

“Decidi integrar uma Comissão de Professores que se mobilizaram por vagas de estágio para o Ensino Técnico em nossa cidade. Com o apoio da Gestão da Prefeita, Renata Sene, conseguimos, em fevereiro de 2020, mais essa vitória. Uma ação que fica para história em sinal de acolhimento e valorização da mão de obra especializada. ”

#51 TRABALHO CONJUNTO – Mutirão da Rua Gov. Pedro de Toledo

Muitas ruas como a Governador Pedro de Toledo, no Jardim Églen, sofrem todas as vezes que cai a chuva. Há sempre lama e sujeira para todo o lado e os moradores sofrem para ir e vir.

Dia 8 de julho de 2018 decidimos fazer um mutirão para melhorar o acesso na rua que ficou melhor do que antes com um simples toque de limpeza e organização.

“Eu e todos os voluntários da Associação Amigos de Bairro do Jardim São José, durante 4 anos, sempre fizemos o nosso melhor para manter o bairro e a cidade com a esperança da força colaborativa. ”

#52 ASFALTO – Mobilização pela pavimentação da Rua Dois

“O sucesso é resultado de muito trabalho e dedicação. Por traz dele há muito esforço. Acreditar e ter atitude são os primeiros passos para a transformação. 

 

A organização dos moradores e minha ajuda à frente da ação, juntamente a excelente administração da Prefeita Renata Sene, permitiram a tão esperada pavimentação da Rua Dois, no bairro Vila Cápua, que ocorreu em 2018. ”

#53 GEORREFERENCIAMENTO – Mapeamento Comunitário

“ Como forma de colaborar com a nossa amada cidade, procuro sempre me atualizar para atender as necessidades do município. 

 

Em junho de 2018 recebi em minha casa alguns amigos para um curso especial de georreferenciamento para aplicar aqui em Morato e ajudar com levantamentos locais. ” 

#54 ZELADORIA – Mutirão de Limpeza da Rua Tupinambás

No dia 5 de agosto de 2018 foi realizado um mutirão de limpeza da Rua Tupinambás, no bairro Jardim Nova Belém, próximo ao Centro.

“Participei e incentivei essa ação pois temos que cuidar de nosso bairro como cuidamos de nossa casa e isso vale para cidade toda. ”

#55 RECICLAGEM – Reunião em prol da coleta seletiva

Implantar um centro de reciclagem em Francisco Morato sempre foi um sonho e uma necessidade.

Com esse intuito, participamos, no dia 28 de setembro de 2017, de uma reunião que teve justamente como objetivo ativar o galpão de reciclagem localizado no Jardim Magalhães, que funcionaria através de parcerias entre sociedade civil e o poder público municipal.

Porém, na ocasião, o projeto não pôde ser implantado devido motivos técnicos.

Mas isso serviu, algum tempo depois, de motivação para a criação do primeiro ECOPONTO da cidade que é um posto de coleta de recicláveis solidário, que fica no bairro Jardim São José, e que foi uma iniciativa da sociedade civil.

#56 MOBILIZAÇ O – Pelo fim da Cratera da Martin Afonso

“Diante de uma das crateras mais perigosas da Vila Cápua, foi feito, em dezembro de 2018, um protocolo de solicitação para melhoria desse local que além de causar problemas na circulação de veículos e pedestres é um grande perigo. Agir a favor do bairro é uma missão dos voluntários da Associação Amigos de Bairro e minha. ”

#57 ASFALTO – Solicitação de Pavimentação da Rua Francisco Motta

“Continuamos na mobilização pela pavimentação da rua Francisco Mota, no bairro Vila Cápua, que iniciou em fevereiro de 2019 junto a comissão de Moradores do bairro, dos quais estive sempre presente e ativo em todas as reuniões para que logo essa situação mude em prol dos moradores da região. ”

#58 RECICLAGEM – Mobilização de Apoio ao Projeto de Sustentabilidade na Cidade

“Estamos sempre nos mobilizando na busca pela sustentabilidade e a reciclagem é uma das abordagens mais importantes nesse quesito. Por isso, em 14 de fevereiro de 2019, como em outras ocasiões, nos reunimos para discutir um projeto para nossa cidade que com trabalho e dedicação em breve será concretizado. ”

#59 REVITALIZAÇÃO – Atitude pela Rua Tupinambás

A rua Tupinambás, no bairro Jardim Nova Belém, sofria diante de problemas graves com a caixa de coleta de águas pluviais estourada.

Frente a essa situação iniciamos, no dia 5 de agosto de 2019, a revitalização para que a chuva pudesse voltar a circular pelos caminhos a ela designados.

“Procuro estar sempre atento às ações e pronto para mobilizar o poder público. Graças à eficiência da gestão municipal fomos atendidos. Tudo preto no branco. ”

#60 COLETA SELETIVA – DNA da Cooperativa de Reciclagem

“Penso que as ações valem mais do que as palavras e agir com responsabilidade perante o meio ambiente é, também, cuidar de onde moramos. Lá, no Jardim São José, é assim, nosso projeto já reciclou mais de 40 toneladas de materiais entre eletrônicos, livros, óleo de cozinha e papel. Essa é uma realização de todos para história do bairro e da nossa querida cidade. ”

#61 INCLUSÃO – Semana pedagógica em prol dos deficientes

Discutir a inclusão de pessoas com deficiência é sempre de grande importância já que é um ato de respeito e busca por igualdade.

Na semana do dia 21 de novembro de 2017, foi realizada uma atividade pedagógica, na Etec de Francisco Morato, com a finalidade justamente de discutir sobre a inclusão da pessoa com deficiência.

Dentro do evento foram levantados alguns assuntos como à inclusão das pessoas com deficiência nas escolas e no trabalho, alguns depoimentos de pessoas que passam por essas dificuldades, entre outras questões. 

No dia estiveram presentes membros do conselho da pessoa com deficiência e mobilizadores da causa.

 “A escola representa o elo de construção de uma sociedade igualitária e da prática cidadã.”

#62 MOBILIZAÇÃO – Reparo na Rede de Esgoto próximo a ETEC de Francisco Morato

Uma das nascentes mais importantes do município estava comprometida por causa do esgoto a céu aberto, nas proximidades da ETEC de Francisco Morato, no Jardim Nova Belém.

 
 

Para mudar a situação, produzimos vídeos e protocolos e nos mobilizamos junto ao poder público municipal para alcançar as soluções necessárias que estão em andamento para que a melhoria seja feita.

#63 COLETA – Instalação de Lixeiras Individuais

Para resolver o problema do lixo na cidade e diminuir enchentes iniciamos o trabalho de desativação de lixeiras comunitárias e trouxemos uma solução simples que são as lixeiras individuais. 

 

E, no dia 11 de fevereiro de 2018, os moradores que mais precisavam receberam sua lixeira e, com isso, um dos problemas crônicos da região foi resolvido na comunidade do Jardim Églen.

#64 LIMPEZA – Desativação de lixeira comunitária

Ter uma lixeira comunitária na porta de casa é uma coisa desagradável já que elas exalam mau cheiro e atraem roedores.

 

Pensando nisso, desativamos, no dia 19 de maio de 2019, uma dessas lixeiras que há tempos incomodava os moradores da rua Vinte e Cinco de Janeiro, no Jardim São José.

#65 GERAÇÃO DE RENDA– Ação de Apoio ao Artesanato Local

“Francisco Morato pode ser a cidade do Artesanato e Arte. Por isso é importante agir em nome da melhoria coletiva para os artesãos e artesãs locais. 

 

No dia 27 de outubro de 2019 visitei a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo de Mairiporã onde descobri de maneira efetiva que essa pode ser uma forma de gerar renda e valorizar o trabalho manual e artístico desses profissionais. ”

#66 ESTUDO – Preservando o Rio da Cidade

“Não adianta falar do Ribeirão Tapera Grande, que é o rio que corta nossa cidade, somente no tempo das enchentes. É importante agir com antecedência. Por isso, no dia 7 de novembro de 2019, realizei um importante estudo sobre ele para entender melhor os impactos que ele sofre e como reduzir as enchentes. ”  

 

No dia 27 de outubro de 2019 visitei a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo de Mairiporã onde descobri de maneira efetiva que essa pode ser uma forma de gerar renda e valorizar o trabalho manual e artístico desses profissionais. ”

#67 VOLUNTARIADO – Festa Junina da APAE

“No dia 9 de julho de 2017 tive o enorme prazer de participar de uma ação voluntária para realizar a festa junina da APAE de Francisco Morato. Foi emocionante poder contribuir para esse espaço de crianças e famílias especiais. Ser voluntário é doar sua força para um bem maior e toda ajuda colabora com uma transformação coletiva.”

#68 CIDADANIA – Participação Pluri Anual

Participar dos projetos do poder público é, também, um exercício de cidadania, pois contribui diretamente na melhoria da cidade.

Para isso o encontro chamado de Participação Pluri Anual (PPA) ocorre e, em um desses que aconteceu no dia 28 de agosto de 2017, estivemos presentes para mostrar nossas necessidades e termos uma conversa direta com os administradores da cidade.

Na data, levamos pautas escolhidas pela comunidade referentes a algumas necessidades dos moradores de diversos bairros da cidade, como asfalto, saneamento, entre outros.

#69 ARTE – Ação Cultural

“Acreditar na cidade é valorizar as ações culturas. Em fevereiro de 2020 realizamos uma ação cultural no espaço da Associação Amigos de Bairro, no Jardim São José. Lá estiveram presentes artistas que participaram de uma roda de conversa como forma de prestigiá-los o que trouxe muita festa e alegria aos moradores. ”

#70 MEIO AMBIENTE – Produção de Cesto para Reciclagem

“Uma forma de fazer a diferença e incentivar o cuidado com o meio ambiente pode começa por um simples ato, a reciclagem. Criar uma cesta de coleta seletiva ajuda a mostrar onde cada descarte deve ser feito, por isso no dia 1 de julho de 2017, iniciamos o processo de criação do primeiro ECOPONTO da cidade com uma atitude dessa, e assim mostramos para nós mesmos e a comunidade que é possível! ”